Endoscopia

O que é Endoscopia?

A endoscopia é uma técnica através da qual é possível se obter imagens diagnósticas. É um exame muito comum nos dias de hoje e que, graças aos avanços na medicina, tem se tornado cada vez menos invasivo.

A endoscopia é um exame utilizado quando há a necessidade de se olhar com cuidado o interior do nosso organismo. Este exame utiliza a abertura natural de um órgão para verificar as condições no seu interior. Por exemplo, realizar uma endoscopia através da boca e do esôfago para analisar o estômago.

Como funciona a endoscopia?

Devido aos avanços na medicina, hoje em dia a endoscopia é um procedimento bem menos invasivo. Ela é realizada com a utilização de um aparelho chamado endoscópio e através de métodos diversos. Este endoscópio é um aparelho que possui algum tipo de fonte de luz somado a alguma forma de reprodução de imagem. Os endoscópios são introduzidos no corpo humano e reproduzem a imagem em uma tela. Eles podem ser divididos em fibroscópios, nos quais a imagem é gerada através de fibra óptica e em vídeo-endoscópios, que transmitem a imagem através de uma micro câmera. O endoscópio consegue aumentar o que é captado no interior do organismo até cerca de 100 vezes o tamanho normal. É, portanto, um exame eficiente e que permite a visualização em detalhes do interior do organismo. O procedimento é rápido e pode ser realizado até mesmo em ambulatório, dentro das condições necessárias. Devido à rapidez do procedimento costuma-se utilizar somente alguma forma de sedativo no paciente.

Quando é utilizada a endoscopia?

A endoscopia permite ao médico uma análise muito mais cuidadosa do que outros métodos. A imagem gerada pelo endoscópio é aumentada eletronicamente de tal forma que se torna possível uma verdadeira viagem pelo corpo humano. Além da melhor visualização do organismo, a endoscopia permite que o médico faça, por exemplo, biópsias durante o exame. A endoscopia pode ser utilizada para analisar algum sangramento anormal, ocorrência de tosse persistente, suspeita de câncer, dores diversas, ou em qualquer outra situação que o médico achar adequada. Também é um método muito utilizado durante a colocação de balão intra-gástrico, para tratamento de obesidade, durante a colocação de próteses e no tratamento de varizes.

INDICAÇÕES PARA UMA ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA (EDA)

A endoscopia digestiva alta é um procedimento habitualmente indicado nas seguintes situações;

Investigação de quadros de dor ou desconforto inexplicável no abdome superior;

Avaliação da gravidade da doença do refluxo gastroesofágico, que não responde ao tratamento clínico inicia;

Exame de rastreio de câncer em pacientes com diagnóstico prévio de esôfago de Barrett;

Investigação de quadro de náuseas e vômitos persistentes;

Avaliação e possível tratamento para quadros de sangramentos do trato gastrointestinal superior (como vômitos com sangue ou sinais de sangue digerido nas fezes, sugerindo o estômago como causa);

Investigação de varizes de esôfago em pacientes com cirrose e/ou hipertensão portal;

Investigação de quadros de anemia por carência de ferro sem causa definida;

Investigação de quadros de dificuldade de engolir alimentos ou sensação de comida entalada no esôfago;

Remoção de corpo estranho acidentalmente engolido;

Avaliar gravidade da lesão do esôfago em pacientes que ingeriram soda cáustica, água sanitária (lixívia) ou qualquer outra substância corrosiva;

Avaliar cura ou evolução de pólipos, tumores ou úlceras encontradas em endoscopias anteriores;

A endoscopia digestiva alta também pode ser usada para diagnosticar infecções pela bactéria H.pylori. Porém, existem outros métodos diagnósticos menos invasivos que podem ser usados em substituição à endoscopia. Do mesmo modo, após o tratamento com antibióticos, a não ser que o paciente tenha uma úlcera gástrica ou duodenal, não é preciso repetir a endoscopia para confirmar a cura.

O exame de endoscopia é realizado na clinica OkDoutor em pacientes com idade até os 60 anos, acima disso o exame é feito com parceiros.

Para tirar alguma dúvida antes de marcar a consulta por favor entre em contato pelo (81) 2011-0400 | (81) 99910-0400.