Posted in Dicas Ok Doutor

Saiba com que frequência visitar os especialistas em saúde

Saiba com que frequência visitar os especialistas em saúde Posted on 28 de agosto de 2019

Algumas doenças são sorrateiras e só vêm apresentar sintomas relevantes quando já estão em estágio avançado. O costume de consultar um médico não apenas quando se está doente faz muito bem pra saúde e pra uma boa qualidade de vida.Respeitar estas orientação ajuda não apenas manter a saúde nas fases infantil e adulta, como também proporciona um melhor envelhecimento.

Check-ups são muito importantes, mas poucos são os que mantêm este hábito. Tal acompanhamento é necessário para avaliar como está o funcionamento do corpo do paciente e, em caso de enfermidades, tratá-las. Algumas doenças são insidiosas e só vêm apresentar sintomas relevantes quando já estão em estágio avançado. O costume de consultar um médico não apenas quando se está doente faz muito bem para a saúde e para uma boa qualidade de vida.

Um check-up anual completo deve ser feito para prever e prevenir doenças naturais causadas pelo envelhecimento. Para os homens, a partir dos 40 anos a consulta ao proctologista deve ser feita anualmente e de 6 em 6 meses para aqueles com histórico de câncer na família. Para mulheres, a consulta com o ginecologista deve ser feita bimensal ou trimestralmente. Exames de sangue completos para descobrir as taxas de glicose e colesterol no sangue, assim como vírus como o HIV devem ser feitos também anualmente. Faça constante os exames de audição e visão a partir dos 40/50 anos, anual ou a cada dois anos. Pressão arterial também deve ser checada com uma certa regularidade, prestando atenção em qualquer modificação brusca nos resultados.

Todo mundo deveria saber que, quando apresentamos sintomas desagradáveis ou incapacitantes, um médico deve ser consultado, já que só ele é capaz de dar um diagnóstico e tratamento exatos. O simples ato de ir ao médico quando surge um sintoma pode prevenir e ainda curar doenças.